O Google está tomando novas medidas para garantir a exatidão dos preços entre os dados de produtos do Merchant Center e os preços exibidos na finalização da compra.
Em breve, o Google começará a tomar medidas contra sites que exibem um preço na finalização da compra diferente daquele fornecido pelo Google Merchant Center.
É política do Google Merchant Center para varejistas manter a consistência entre os preços fornecidos ao Google e os preços oferecidos aos clientes.
Os esforços de aplicação de preços do Google anteriormente envolviam a revisão da precisão entre os dados do produto do Merchant Center de um varejista e suas páginas de destino.
Até agora, o Google não verificou se o preço permanece correto quando o produto é adicionado ao carrinho do cliente.
Em teoria, o preço em uma página de destino poderia corresponder ao do Merchant Center e, então, aumentar repentinamente com taxas ocultas quando um cliente o adiciona ao carrinho.
Essa é uma forma de preço enganoso que vai contra as políticas do Merchant Center, mas não foi estritamente aplicada até este ponto.
O Google enfatiza a importância de manter preços consistentes e precisos:
O preço consistente e preciso é um dos fatores mais importantes que os compradores levam em consideração ao fazer uma compra. Se o preço do produto na finalização da compra for maior do que o preço mostrado em um anúncio, em uma lista de produtos gratuita ou na página de destino de um produto, os compradores têm maior probabilidade de abandonar a compra.
Uma aplicação mais forte está chegando
O Google está avisando com antecedência os varejistas sobre uma mudança em 6 de abril de 2021.
Em 6 de abril, o Google começará a revisar e aplicar a exatidão do preço entre os dados nos feeds de produtos do Merchant Center e o preço mostrado na finalização da compra.
Isso além de o Google continuar sua prática usual de revisar a exatidão do preço das páginas de destino.
Se o Google descobrir que o preço fornecido para um produto é maior na finalização da compra do que o preço fornecido na página de destino, o varejista receberá um aviso.
Após o aviso, o varejista terá 28 dias para resolver a discrepância, caso contrário, sua conta do Merchant Center estará sujeita à suspensão.
Para deixar claro o que o Google espera dos varejistas em termos de exatidão do preço, veja o que está declarado em um documento de ajuda do Merchant Center :
O preço do seu produto deve ser consistente em todo o processo de checkout, não apenas entre o feed do produto e sua página de destino. O preço não deve aumentar na finalização da compra. No entanto, ele pode ser reduzido após o produto ser adicionado ao carrinho, se uma promoção for adicionada.
Quaisquer encargos ou taxas adicionais, como taxas de ativação, devem ser incluídos no preço. ”
Os varejistas estão tendo muito tempo para se preparar para essa mudança. O tempo entre agora e 6 de abril pode ser usado para auditar os dados de preços e garantir que o que aparece nas páginas de destino é o que é mostrado na finalização da compra.
O Google fará outro anúncio quando essa alteração na aplicação se tornar oficialmente ativa.
Fonte: Ajuda do Google Merchant Center